WHATSAPP

71 99953.2698

EMAIL

contato@joaquimcustodio.com.br

Tirzepatida (Mounjaro): o que é, como funciona e quais são os benefícios?

A tirzepatida é um novo medicamento, desenvolvido pelo laboratório Eli-Lilly, que combina dois hormônios naturais: o peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1 (GLP-1) e o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP). A tirzepatida é um análogo dual, ou seja, é uma versão sintética desses hormônios que é mais resistente à degradação pelo organismo, desenvolvida para aplicação subcutânea uma vez por semana.

A tirzepatida foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos em maio de 2022 e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Brasil em setembro de 2023. Ela é indicada para o tratamento do diabetes tipo 2 em adultos, como adjuvante à dieta e exercícios físicos. Nos EUA, ela também já está aprovada para uso em pacientes com obesidade (sem diabetes) com outro nome comercial, Zepbound.

Como funciona a tirzepatida?

A tirzepatida age no organismo de diversas maneiras:

  • Estimula a produção de insulina: A tirzepatida estimula as células beta do pâncreas a produzirem mais insulina. A insulina é um hormônio que ajuda a transportar a glicose do sangue para as células, onde ela é usada como fonte de energia.
  • Diminui a produção de glucagon: A tirzepatida diminui a produção de glucagon. O glucagon é outro hormônio que é produzido no pâncreas e que tem o efeito oposto ao da insulina. Ele estimula a produção de glicose no fígado, o que pode levar ao aumento dos níveis de glicose no sangue.
  • Retarda o esvaziamento do estômago, o que leva ao aumento da saciedade e contribui para a perda de peso.
  • Através da ação do GIP, leva ao aumento da lipólise, ou seja, da “quebra” do tecido adiposo (“gordura”), outro mecanismo pelo qual ajuda na perda de peso.

Quais são os benefícios da tirzepatida?

A tirzepatida apresenta uma série de benefícios em relação aos outros medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2, tais como:

  • Eficaz em reduzir os níveis de glicemia (“açúcar” no sangue), tanto em jejum quanto após as refeições.
  • Ajuda a perder peso: em estudos clínicos, a tirzepatida ajudou os pacientes a perder entre 15% a 22% do peso corporal.
  • Reduz o risco de complicações do diabetes: dados dos estudos clínicos indicam que a tirzepatida potencialmente auxilia a reduzir o risco de complicações do diabetes, tais como eventos cardiovasculares e doenças renais.

Estudos clínicos

A tirzepatida foi avaliada em diversos estudos clínicos, incluindo estudos em pessoas com diabetes tipo 2, dentro do programa SURPASS.

No SURPASS-2, um estudo clínico de fase 3, a tirzepatida foi analisada em comparação com a semaglutida (nome comercial Ozempic), um análogo do GLP-1. Os resultados mostraram que a tirzepatida foi mais eficaz em reduzir os níveis de glicemia e no alcance de metas de perda de peso.

Em outro estudo clínico de fase 3 (SURPASS-3), a tirzepatida foi comparada à insulina degludeca, uma das mais novas e modernas insulinas para o tratamento do diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que a tirzepatida foi eficaz em manter o controle glicêmico, com o benefício de redução de peso e menor risco de hipoglicemias.

Conclusão

A tirzepatida é um novo medicamento que apresenta uma série de benefícios em relação às demais medicações atualmente disponíveis para o tratamento do diabetes tipo 2. Ela é eficaz em reduzir a glicemia, ajuda as pessoas a perder peso e reduz o risco de complicações do diabetes.

A tirzepatida estará disponível em breve no Brasil (já aprovada pela ANVISA) e representa uma nova opção de tratamento para pessoas com diabetes tipo 2, e futuramente também para obesidade, dado que já recebeu esta aprovação nos EUA, fruto do programa de estudos SURMOUNT.

Lembre-se que esta medicação só deve ser usada sob orientação médica. Se você tem problemas de diabetes ou obesidade, busque realizar avaliação e acompanhamento com seu Endocrinologista.

Referências

  • Frías JP et al. Tirzepatide versus Semaglutide Once Weekly in Patients with Type 2 Diabetes. N Engl J Med. 2021 Aug 5;385(6):503-515. doi:10.1056/NEJMoa2107519.
  • Ludvik B et al. Once-weekly tirzepatide versus once-daily insulin degludec as add-on to metformin with or without SGLT2 inhibitors in patients with type 2 diabetes (SURPASS-3): a randomised, open-label, parallel-group, phase 3 trial. Lancet. 2021 Aug 14;398(10300):583-598. doi:10.1016/S0140-6736(21)01443-4.