WHATSAPP

71 99953.2698

EMAIL

contato@joaquimcustodio.com.br

Vem aí a icodeca, primeira insulina de uso semanal! Saiba como ela funciona e quais são os benefícios.

O diabetes é uma doença crônica que afeta mais de 463 milhões de pessoas em todo o mundo. A principal característica da doença é a dificuldade do organismo em produzir ou utilizar a insulina, um hormônio que regula os níveis de glicose no sangue.

O tratamento do diabetes envolve uma série de medidas, incluindo dieta, exercícios físicos e medicamentos. As insulinas representam a classe terapêutica mais utilizada para o tratamento do diabetes, pois ajudam a controlar os níveis de glicemia em qualquer indivíduo, dado que se trata um hormônio essencial à vida humana.

Atualmente, existem diversos tipos de insulinas disponíveis no mercado, com diferentes tempos de ação. As insulinas de ação ultralonga, como a glargina e a degludeca, são as mais utilizadas por pessoas com diabetes tipo 2, pois precisam ser injetadas apenas uma vez ao dia.

No entanto, essas insulinas ainda apresentam algumas limitações, como a necessidade de ajuste da dose de acordo com a dieta e a atividade física, e o risco de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue).

A insulina icodeca

A insulina icodeca é uma nova insulina de ação ultralonga, desenvolvida pela Novo Nordisk. Ela é um análogo da insulina humana que se liga temporariamente à proteína albumina presente no sangue. A insulina é liberada gradualmente nos dias seguintes, o que ajuda a reduzir e estabilizar os níveis de glicose ao longo de uma semana.

A insulina icodeca foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos em dezembro de 2023 e está em análise pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aprovação no Brasil, com aplicação uma vez por semana.

Como funciona a insulina icodeca?

A insulina icodeca é injetada sob a pele, com uma caneta similar às canetas de insulina convencionais. Uma vez no corpo, ela se liga temporariamente à proteína albumina presente no sangue. A insulina é liberada gradualmente nos dias seguintes, o que ajuda a reduzir e estabilizar os níveis de glicose ao longo de uma semana.

A insulina icodeca é uma insulina de ação ultralonga, com uma meia-vida de aproximadamente 7 dias. Isso significa que ela continua agindo no organismo por 7 dias após a injeção.

Quais os benefícios da insulina icodeca?

A insulina icodeca apresenta uma série de benefícios em relação às insulinas de ação ultralonga convencionais, como:
• Menor necessidade de ajuste da dose: A insulina icodeca é menos suscetível a variações da dieta e da atividade física, o que significa que a dose pode ser ajustada com menos frequência.
• Menor risco de hipoglicemia: A insulina icodeca é liberada de forma mais gradual, o que ajuda a reduzir o risco de hipoglicemia.
• Mais comodidade: A insulina icodeca precisa ser injetada apenas uma vez por semana, o que oferece mais comodidade aos pacientes.

Estudos clínicos

A insulina icodeca foi avaliada em diversos estudos clínicos, como parte do programa ONWARDS de desenvolvimento, incluindo estudos em pessoas com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

No estudo ONWARDS 4, a insulina icodeca foi comparada à insulina glargina U100 em pessoas com diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que a insulina icodeca foi eficaz e segura para o tratamento do diabetes tipo 2, com resultados semelhantes à insulina glargina no tange ao controle glicêmico e ocorrência de hipoglicemia, mas com maior comodidade dos usuários pela sua aplicação semanal.

Em outro estudo clínico de fase 3 (ONWARDS 6), a insulina icodeca foi comparada à insulina degludeca em pessoas com diabetes tipo 1. Os resultados mostraram que a insulina icodeca foi eficaz e segura para o tratamento do diabetes tipo 1, com controle glicêmico semelhante à insulina degludeca, a despeito de uma taxa um pouco maior de hipoglicemia.

Conclusão

A insulina icodeca é uma nova insulina de ação ultralonga que apresenta uma série de benefícios em relação às insulinas basais convencionais. Ela é eficaz e segura para o tratamento do diabetes tipo 1 e do diabetes tipo 2, e oferece mais comodidade aos pacientes, pois precisa ser injetada apenas uma vez por semana.

A insulina icodeca encontra-se em análise pela ANVISA para aprovação no Brasil. Certamente vai representar uma inovadora opção de tratamento para as pessoas com diabetes.

Referências

• Mathieu Chantal et al. Switching to once-weekly insulin icodec versus once-daily insulin glargine U100 in individuals with basal-bolus insulin-treated type 2 diabetes (ONWARDS 4): a phase 3a, randomised, open-label, multicentre, treat-to-target, non-inferiority trial. Lancet. 2023 Jun 10;401(10392):1929-1940. doi:10.1016/S0140-6736(23)00520-2.

• Russell-Jones D. et al. Once-weekly insulin icodec versus once-daily insulin degludec as part of a basal-bolus regimen in individuals with type 1 diabetes (ONWARDS 6): a phase 3a, randomised, open-label, treat-to-target trial. Lancet. 2023 Nov 4;402(10413):1636-1647. doi:10.1016/S0140-6736(23)02179-7.

Links para outros sites: